Blog do Milton Neves

Veja qual a camisa mais cara e rentável do futebol brasileiro depois da frase do mestre Pedro Tengrouse, da FGV: “É preciso olhar para o futebol como atividade econômica, não apenas como lúdica”!

O professor-doutor da FGV foi no âmago da questão!

Acabou o romantismo, e neste momento mais do que nunca o futebol é negócio em todos os seus sentidos e em todos os seus segmentos correlatos.

Agora o futebol no todo é emoção, paixão, negócio, lazer e…entretenimento!

Basta ver o que significa a letra “E” na poderosa marca mundial esportiva “ESPN”.

Nas Copas, então, o futebol influi na economia a até na política “deste país”, lulamente falando.

Mas vamos ao ranking de valor de mercado das camisas sagradas de nossos times de futebol, baseado também no poder de exposição espontânea de mídia do clube.

No estudo, que o DATANEVES “contratou” junto aos 20 maiores e mais renomados grupos econômicos e pós-graduados do mundo, chegamos aos percentuais abaixo.

Neles, são contemplados quantidade de torcedores, poder aquisitivo deles, região social e econômica do torcedor-consumidor, tradição, paixão e o estado líder da maior concentração dos aficionados deste ou daquele time.

Tudo isso além do poder de cada um na venda de camisas em lojas ou web.

O líder, o Corinthians, dono hoje da maior torcida do Brasil, consome tanto e vende tudo o que se relaciona com o clube, que extrapolou seus limites de influência de time de futebol.

Hoje, somados todos os seus pontos positivos, a camisa do Corinthians virou um veículo, um poderoso veículo de comunicação publicitária.

Neste momento no Brasil a camisa do bicampeão mundial é uma rede de TV, um grande Portal como o UOL, uma grande rede nacional de rádio ou um grande jornal como Folha, Estado ou O Globo.

Anunciar neles é retorno garantido.

Como é também na “TV Corinthians”, no “Jornal Corinthians”, na “Rádio Corinthians”, no “Portal Corinthians” ou no grande “Outdoor Nacional Corinthians”, que são a camisa corintiana.

Mas, enfim, qual o ranking das camisas de maior resposta comercial para seus patrocinadores?

E repito: a tabela contempla também o poder aquisitivo regional das torcidas.

Opine! Com base!

Compartilhe:
Comentários

701 respostas para “Veja qual a camisa mais cara e rentável do futebol brasileiro depois da frase do mestre Pedro Tengrouse, da FGV: “É preciso olhar para o futebol como atividade econômica, não apenas como lúdica”!”

  1. Paulo Queiroz disse:

    BORA MEU BAHEAAA ! BBMP

  2. PapaiNoel disse:

    Caros curintianus (vulgo smallenses): Não aceito pedido de troca de Torneio de Verão por mundial de verdade. Sinto muito, já chega estádio com bolsa-esmola. Feliz Natal, OhOhOh

  3. Ionio disse:

    Bora Bahêa …..

    Ou

    BBMP!

    Quem quiser saber o q é BBMP é só perguntar ao Dr. Google…..

  4. Pedro Curitibano disse:

    Meu senhor, como alguém tem coragem de divulgar uma bosta destas! Divulga-se apena porque o momento é todo do time da BANDidagem! Band de bandidos mesmo! A massa corintiana fecha os olhos diate da passionalidade, mas é claro e explicito e escabroso os dados colocados por essa “pesquisa”! Alias, DADOS?! QUE DADOS? Simplesmente se joga um percentual coletado “No estudo, que o DATANEVES “contratou” junto aos 20 maiores e mais renomados grupos econômicos e pós-graduados do mundo”! Ah, até o tom é de brincadeira, por que claro, isso é uma piada! Se eu fosse dirigente de um clube qualquer destes, entraria com uma ação judicial exigindo a exposição e comprovação da real coleta de todos os DADOS coletados, assim como da explicação correta da linha de raciocínio para se obter estes números! Isso aqui é uma piada tão grande que quase me faz chorar! Você torcedor, de qualquer time que seja, não se vanglorie por o nome do seu time aparecer em uma pesquisa sem nenhuma credulidade! Não de instrumentos para que sejam expostas pesquisas sem um pingo de comprovação e metodologia! É uma pena que vivemos num país de gente desinformada e que não tem o menor interesse em patrocinar coisas sérias! Milton Neves, você é uma piada de péssimo gosto, e saiba, eu não sou religioso, mas haverá de existir o inferno, e você vai passar mil anos com o rabo no garfo do capeta, seu babaca!!

  5. daniel santos oliveira disse:

    a bambizada pira …

  6. joão disse:

    bora bahêaaaaaaaaaaa maior camisa do nordeste

  7. GAMBA disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk FAÇA ME RIR GAMBA! BRASIL FOI BEM REPRESENTADO CONTRA O TOLIMA TAMEM LIXOS!

  8. Ricardo disse:

    NÃO EXISTE SOMENTE O ESTADO DE SÃO PAULO NEM SÓ CURINTIÁ NO MUNDO… JÁ ESTOU DE SACO CHEIO COM ESSA PUXAÇÃO DE SACO DA TV GLOBO E AFINS.

    • Cassio disse:

      ANTI-CORINTHIANO TA INDIGNADO.
      MANDA UMA CARTA PRA FIFA RECLAMANDO DE SUA DOR DE COTOVELO:
      Fédération Internationale de Football Association
      FIFA-Strasse 20,
      P.O. Box 8044 Zurich, Switzerland
      Tel : +41-(0)43 222 7777,
      Fax : +41-(0)43 222 7878.
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      AS TVS E BLOGS DESSE PAÍS VIVE DE IBOPE, E IBOPE ATRAI PATROCINADORES, QUE ATRAI DINHEIRO A ESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
      O TIMÃO É O PRIMEIRO TIME ONDE TODAS AS ATENÇOES DA MIDIA E DOS ANTICORINTHIANOS SE VOLTAM.
      É SÓ VERIFICAR QUE TODAS AS NOTICIAS SOBRE O TIMÃO É MAIS LIDA E COMENTADA, POIS TEM ANTI-CORINTHIANO QUE SE PREOCUPA MAIS COM O TIMÃO DO QUE O SEU TIME…………KKKKKKKKKKKKKK

      COMO DIRIA O TITE:
      CHORA CAMBADA DE ANTI-CORINTHIANO, MAS CHORA MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO…………..KKKKK
      POIS O MUNDO NÃO ACABOU E VOCE AINDA OUVIRA MUITO SOBRE O TIMÃO……KKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Sem lógica disse:

    Que palhaçada é essa ? A camisa do coxa não serve nem pra fazer de pano de chão ! Muito parcial essa merda !

    • Marcela disse:

      Idiota e ignorante! Pra variar um pouco dele ser um arrogante atleticano sem argumentos inteligentes.

  10. Marcelinho Carioca disse:

    Agradeço a condição de ídolo à SE Palmeiras. Peço humildemente que o SC Cu-rin-tias, minha segunda pele, faça a troca dos mundiais de 9 edições por essa penalidade que tanto me aborrece e que jamais será esquecida. Acredito que alguns palmeirenses aceitem a troca.

    • Maior Campeão do Brasil disse:

      Não troco esse penalti perdido por 100 mundiais. Esse penalti nos da a condição de campeão inter-planetário. Nada vai superar tal fato.

  11. Vampeta e Dinei disse:

    Saímos pelados na G Magazine em 1999 mostrando tudo para a fiel e perdemos o penalti na libertadores de 1999 contra o Santo. Alguém quer trocar 100 mundiais de 9 edições por esses penaltis perdidos???

  12. fabio disse:

    Só falta alguns clubes acordarem pra isso. Ética e amor ao clube… Leia em http://www.assuntodofutebol.com.br/2012/12/etica-e-amor-ao-clube.html

  13. PAPAI NOEL disse:

    ALÔ, MINHA COMUNIDADE DO JARDIM LEONOR!
    ESTÁ CHEGANDO A HORA MAIS VEZ!!
    É A FESTA QUE EMOCIONA O POVÃO: ÉÉÉÉ NAAATAL!!!
    VAMOS MOSTRAR DE NOVO ESSA FORÇA QUE MOVE O MEU TRENÓ!!!
    JÁ ESTOU MONTADO AQUI ATRÁS , DOIDO PRA COMEÇAR A ESVAZIAR O SACO!!
    PRA CIMA DELES, BAMBIZADA!!!!!
    AAARREEEBEENNTA, TRICÔ-FLOR!!!!!!!!!!!

  14. EDIMAR disse:

    Deveria haver uma CPI porque como que dinheiro público é usado para construir estadio para time de futebol beneficiando apenas um clube como ocorreu em São Paulo, acho que o outros clube: São Paulo, Palmeira, Santos não são times brasileiros ou seu torcedores são cegos que assistem ao Jornalista de seu estado na cara de pau puchar o saco do corintians parece que estão comprados. Porque que a saúde é uma bosta em todo brasil; educação idem e como o estado receberá o valor justo do investimento neste estadio do corintians.

  15. Emanuel disse:

    Putz quanta ignorância nos comentários, sobre retrocidas e tal.
    Sou do paraná e aqui, maior torcida depois do corinthians são dos antis.
    dai fica a duvida, sobre rivalidade pois aqui a maior rival do:
    são paulo é o corinthians,
    santos é o corinthians,
    palmeiras é o corinthians,
    e dizem que maior rival do flamengo aqui é o vasco,
    mas os dois se unem para secar o corinthians aqui,
    e discutir futebol, contra o corinthians, depois dizem que somos
    small, como podemos ser small se somos rivais de todos,
    aonde que todos se unem para tentar menosprezar nosso time,
    pois só uma torcida, seja ela de qualquer time que se intitule grande,
    não consegue expressão na mídia, para bater de frente conosco,
    e lembrando a todos quem era maior rival do corinthians desde primórdios
    da historia futebolística, é o palmeiras resto, nunca tiveram expressão nenhuma na historia de confronto, o resto sempre foram fregues!

  16. Salvador de Farias disse:

    Por que a Caixa Econômica Federal precisa patrocinar time de futebol? Só se for para desviar dinheiro público. O Corinthians devia explicar isso.

    • Anderson disse:

      Bom senhor Salvador de Farias, a Caixa Econômica Federal tem uma verba na qual é para ser investida no esporte seja qual for sua modalidade, e o investimento assim podemos dizer patrocinio ao clube de futebol onde poderia ser o Santos,São Paulo, Palmeiras dentre outros, a escolha do Corinthians foi por pura jogada para difundir e expandir os negocios do banco onde estará abrindo agencias em outros países do mundo.
      A caixa ultilizou seu fator de patrocinio,a um clube que foi dispultar o mundial de clhobes no Japão onde teve muita expoisição gratuita das marcas Corinthians e da Caixa Econômica Federal;Imagino eu o quanto isto representou para ambas marcas.
      Um bom explo foi o patrocinio pontual da Iveco, que almento cerca de 25% de suas vendas depois de estampar sua marca na camisa do Corinthians.

  17. VAI CORINTHIANS/SANTO ANDRÉ disse:

    So agora o Brasil foi verdadeiramente representado no Mundo.
    Sempre que se perguntava sobre algum clube nacional pra eles la fora , ou desconheciiam mesmo ou desdenhavam nossos clubes . INCLUSIVE TODOS OS QUE GANHARAM OS OUTROS MUNDIAIS , com seus regulamentos diferentes ( TORNEIO DO JIPE ) . O que mostra que esses clubes NUNCA tiveram nem NOME e nem TAMANHO suficientemente GRANDE para fazar com que os nossos Clubes , do País do Futebol , fossem respeitado la fora .
    Agora o Mundo sabe que existe um País do Futebol feito de times e não so por ser Penta . E por Justiça , o Clube que tinha que fazer isso , tinha mesmo que ser o CORINTHIANS .
    Parece que acabou os Nariz empinado , os ares de Superioridade não e’ … Se não acabou vai acaabar .
    Agora so quero ver vcs fazerem igual em tudo o que a gente fez esse ano na Libertadores e no Bi Mundial … Vão ” tentar ” nos imitar de novo hein ? Vão mandar torcida e tomar o Estadio e impressionar o Mundo também ? Ou vão ser ” ORIGINAIS ” e parar de chupinhar nossos cantos , bandeirões , e todas Manifestações Naturais de um CORINTHIANO hein ?
    Ja tem uns 5 anos ( ” quem riu do Corinthians riu , quem não riu não vai poder rir mais ..” Andres Sanches em 2007 , com o Clube na Segunda Divisão ) que o Futtebol ta sem graça para os times daqui do Estado de SP … Foi Ronaldo , anuncio de Estadio da Abertura da Copa … e nada que vcs faziam dava eco em lugar nenhum … E pra acabar com tudo veio 2012… Libertadores Invicto e Bi Mundial FIFA : INCONTESTÁVEL !!!
    VAI CORITHIANS !!! O MAIOR DO MUNDO !!!

    • justiceiro disse:

      ninguem quer imitar isso mesmo, pq marginais não tem imitacao, quem vai querer ser marginal,

      agora maior do mundo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      e justiça, se tivesse justiça no futebol vcs não seian campeoes mundiais
      como se gabam, mas otrio é assim mesmo pensam que sao mas não sao

  18. Timão disse:

    Quem nasceu pra ser urubu, nunca será gavião.

  19. TARIK disse:

    SOU SAMPAULINO E TENHO ORGULHO DISTO, PARA ALGUNS DESINFORMADOS, O SAO PAULO GANHOU O TERRENO NO MORUMBI, JUNTO COM O CORINTHIANS EM ITAQUERA, O SAO PAULO SOUBE APROVEITAR PRESENTE COM ALGUNS JOGADORES NA EPOCA, FAZENDO CAMPANHA DE CIMENTO E MATERIAIS DE CONSTRUÇAO, ARREGAÇOU A MANGA PARA CONSTRUIR O ESTADIO, ENQUANTO O CORINTHIANS SE CONTENTAVA EM JOGAR NO PACAEMBU, NEM SE PROCUPOU EM CONSTRUIR O PROPRIO ESTADIO. APOS MORUMBI TORNAR-SE NA EPOCA O MAIOR ESTADIO PARTICULAR DO MUNDO, AI COMEÇOU ESFREGAR AS MAOS COMO IRIAM CONSEGUIR O SEU. PARA OS DESVISADOS DE PLANTAO TIPO SANDRO/ANDRE, DURANTE O PERIODO DE VACAS MAGRAS E CONSTRUÇAO DO ESTADIO O GOVERNADOR DE SAO PAULO ERA O SENHOR CARVALHO PINTO, E NA EPOCA O SENHOR LAUDO NATEL ERA SOMENTE DIRETOR DO BRADESCO. O MORUMBI VAI RECEBER COBERTURA DE EMPRESAS PRIVADAS, SERA ARENA PARA DIVERSAS ATIVIDAS, PARA SHOWS, MESMO TENDO JOGOS NO DIA, QUADRA DE TENIS E ETEC, TEREMOS TAMBEM UM HOTEL. O CORINTHIANS E IGUAL A HISTORIA DO BATEAU MOUCH, QUISERAM TRANSFORMAR UMA CANOA EM IATE E DEU NO QUE DEU, AFUNDOU SEM SOBREVIVENTES.

    • carlos fuska disse:

      O meu caro na boa, o Corinthians ganhou o terreno em Itaquera em 1983,os Bambis “Ganharam na mão grande um terreno que era da Portuguesa que em troca recebeu o Canindé que era dos Bambis ,desviaram materiais de construção graças ao Sr Natel sim ,Então vai se informar antes de escrever bobeira, alias quando mesmo que vcs diziam que os bambis teriam mais torcida que o Corinthians??2005!!!Alias previsão bambi e igual a dos maias NUNCA ACERTA.O Centro de treinamento do Corinthians já possui hotel,teremos o melhor Estadio de SP ,quanto ao Panetone continue a acreditar no Cachaceira do Juju mesmo, quem sabe em 2045 quando cair a estrutura vcs consigam cobri-lo

      • justiceiro disse:

        acho que foi ao contrario neé babaca, invejoso vcs ganharam o terreno do LULA LAdrao, vc se informou antes de escrever? centro de treinamento do corintians jáaaaaaaaa possui hotel, kkkkkkkkkkkkkkk , nossa que novidade o nosso possui ha muitos anos e hotel 5 estrelas não muquifo, nmelhor estadio?
        ????????????

  20. VAI CORINTHIANS/SANTO ANDRÉ disse:

    So agora o Brasil foi verdadeiramente representado no Mundo.
    Sempre que se perguntava sobre algunm clube nacional pra eles la fora , ou desconheciiam mesmo ou desdenhavam nossos clubes . INCLUSIVE TODOS OS QUE GANHARAM OS OUTROS MUNDIAIS ( TORNEIO DO JIPE ) . O que mostra que esses clubes NUNCA tiveram nem NOME e nem TAMANHO suficientemente GRANDE para fazar com que os nossos Clubes , do País do Futebol , fossem respeitado la fora .
    Agora o Mundo sabe que existe um País do Futebol feito de times e não so por ser Penta . E por Justiça , o Clube que tinha que fazer isso , tinha mesmo que ser o CORINTHIANS .
    Parece que acabou os Nariz empinado , os ares de Superioridade não e’ … Se não acabou vai acaabar .
    Agora so quero ver vcs fazarem igual em tudo o que a gente fez esse ano na Libertadores e no Bi Mundial … Vão ” tentar ” nos imitar de novo hein ? Vão mandar torcida e tomar o estadio e impressionar o Mundo também ? Ou vão ser ” ORIGINAIS ” e parar de chupinhar nossos cantos , bandeirões , e todas Manifestações Naturais de um CORINTHIANO hein ?
    Ja tem uns 5 anos ( ” quem riu do Corinthians riu , quem não riu não vai poder rir mais ..” Andres Sanches em 2007 , com o Clube na Segunda Divisão ) que o Futtebol ta sem graça para os times daqui do Estado de SP … Foi Ronaldo , anuncio de Estadio da Abertura da Copa … e nada que vcs faziam dava eco em lugar nenhum … E pra acabar com tudo veio 2012… Libertadores Invicto e Bi Mundial FIFA : INCONTESTÁVEL!!!

    • justiceiro disse:

      verdade, concordo plenamente, foi verdadeiramente representado no mundo, , conheceram um bando de loucos, um bando de ladroes, e um bando de cafagestes, isso sim sujou mais a imagem do brasil la fora

      AGORA O BRASIL FOI DIGNAMENTE REPRESENTADO LA FORA