Blog do Milton Neves

Qual o maior jogo da história dos clubes brasileiros?

Cruzeiro 5 x 4 Internacional, em 1976, ou Santos 7 x 6 Palmeiras, em 1958?

Veja abaixo as “sumidas” imagens de Cruzeiro 5 x 4 Internacional, pela Libertadores da América de 1976. São relíquias da TV Cultura postadas no “You Tube” por um atento blogonauta. E confira também a ficha técnica do igualmente célebre Santos 7 x 6 Palmeiras, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1958.Clicando nos nomes dos jogadores e técnicos, você saberá como e onde estão os importantes personagens daquele fantástico clássico. É um trabalho único da seção “Que Fim Levou?” do nosso site, pois você, internauta, merece o melhor em termos de memória esportiva do país.

Data: 07/03/1976
Local: Mineirão
Público: 65.463 pagantes
Árbitro: Luís Pestarino (Argentina)
Gols: Palhinha 4′ e 10′, Lula 14′, Joãozinho 21′ e Lula 39′ do 1º; Zé Carlos (contra) 6′, Joãozinho, Ramón 25′ e Nelinho (pênalti) 39′ do 2º

CRUZEIRO: Raul; Nelinho, Moraes, Darci Menezes e Valderlei; Zé Carlos e Eduardo; Roberto Batata (Isidoro), Jairzinho, Palhinha e Joãozinho
Técnico: Zezé Moreira

INTERNACIONAL: Manga; Cláudio Duarte (Valdir), Figueroa, Hermínio e Vacaria; Caçapava e Falcão; Valdomiro, Flávio (Ramón), Escurinho e Lula
Técnico: Rubens Minelli

E, abaixo, a ficha técnica de Santos 7 x 6 Palmeiras, em 1958.

E, repetimos: clique no nome dos jogadores e técnicos e veja como eles eram e curta suas histórias em fotos que só nosso site possui. Bom divertimento e boas lembranças para você.

E para você, qual foi o maior clássico da história do futebol brasileiro? Foi um desses dois? Ou você tem algum outro embate histórico na memória? Comente!

Compartilhe:
Comentários

139 respostas para “Qual o maior jogo da história dos clubes brasileiros?”

  1. Antonio juanes disse:

    FLA 2X4 COR

    COR 6X2 FLA

    10 GOOOOOLLLSSSSSS

    RONALDO MIL VESES MELHOR QUE PELE

  2. Antonio juanes disse:

    MIlton neve sou palmeirese mais gosto de vê o coringa jogar so para tosse prou ronaldo; flla x cor vai ser o jogo dos 2 millenio depois de cristo comente domingo no terceiro tempo sou seu fã e do jose ferreira netooooooooooooo

  3. Cialis pills disse:

    offset distinctness universally dest conditions laboratory meant familiarise dupont squibb publisher

  4. fernando rossi disse:

    Muito bom seu site , parabens, FR

  5. fernando rossi disse:

    Prezado Milton, Gostaria muito de obter uma copia daqueles dois jogos entre Cruzeiro x Santos , de dezembro de 1966 , que culminaram com a grande conquista da taça brasil de 1966 Como na epoca essas imagens foram feitas pelo canal 100 acho que não será dificil adequa las para CD .Adianto lhe que se tiver custos favor me informar o valor, conta e prazo para entrega , OK?? Abraço, fernandorossi@sampminas.com.br

  6. ademir disse:

    O Maior jogo entre clubes do Brasil foi Bragantino 1×1 Novo Horizontino, final do campeonato paulista de 1990.

  7. Ednei lima disse:

    Sem duvida a maior virada MUNDIAL de todos os tempos foi ,Palmeira 3 x4 vasco.O vasco tava jogando fora de casa,levando 3×0 no 1ºtempo,no 15 minuto do 2º fez seu primeiro gol mas teve um homem a menos com a expulsao de Jrº Baiano.Mesmo assim foi buscar o empate e a virada.Entao ñ há duvida q esse foi a maior virada de todos os tempo do futebol mundial.

  8. fabio marcos nigri disse:

    gostaria de saber qual foi o maior
    publico de todas as decadas na libertadores

  9. benedito genesio openheimer disse:

    adilson batista dizer que a expulsao de um jogado foi responsavel pela goleada do palmeiras…entao certamente quando algum adversario for expulso o cruzeiro vai golear?…foi inconpetencia do adilson mesmo.

  10. ramon disse:

    foi emocionante o jogo

  11. Dayanne disse:

    CorinthiansXSantos
    7X1
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse jogo vai ser eternamente lembradO!

  12. Boa Noite

    Milton, tenho como grande amigo o ex meia atacante do Palmeiras (Osias) que hoje reside em Osasco e tem um centro de treinamento, como na sua pagina já esta atulizado.
    Venho dizer que o mesmo não tem este recurso de internte, quando mandei mandei a pagina para ele com o siti do Milton Neves ele ficou doido todo alegre.
    Ao ver aquela sena resolvir mandar este e-mail para vcs.
    Será que é posivel vc chamar ele para participar de um programa seu ao vivo e relembrar sua passagem pelo verdão e seus amigos de trabalho, que hoje não tem mas contato ?

  13. henrique disse:

    MELHOR JOGO, FOI A FINAL DO BRASILEIRO DE 1992, MENGÃO 3 X 0 NO TIME DE MERDA E CHORÃO DO BOSTAFOGO, E NO SEGUNDO JOGO MENGÃO 2 X 2 BOSTAFOGO, ISSO PORQUE O JUIZ AJUDOU PARA NAO HAVER MUITO SUICIDIO E DESEMPREGADOS NO BOSTAFOGO

  14. jorge wagner santinelli disse:

    O jogo mais emocionante da história, e não ouve outro igual foi palmeiras e são paulo na decáda de 40 eu acho que o são paulo perdendo do palmeiras não voltou a jogar no 2º tempo figiu de campo.
    Milton você se lembra desse jogo,poderia falar dele e o ano.
    E o são paulo que fez diversos buracos no morumbi isso ninguem fala.

  15. São Paulo e Guarani pela final do campeonato brasileiro.
    Empate no último minuto da prorrogação e penaltis pra decidir, foi demais.
    http://www.debatesdesegunda.blogspot.com

  16. valdo (são paulino):arapiraca-AL disse:

    O jogo mais emocionante da história, e não ouve outro igual foi são paulo 2×2 flamengo, final da super copa em 1993, o jogo foi teste pra cardiaco

  17. Luiz Henriques disse:

    O maior jogo entre clubes brasileiros na minha opinião, não se mede pelo número de gols marcados como no 7×6 entre santos e palmeiras, mas no “infelizmente” 3×2 entre flamengo e atlético-mg, seguramente uma das finas mais comentadas até hoje!

  18. Flavio disse:

    O maior jogo que assisti foi a final do brasileiro de 86, São Paulo e Guarani, aquela final que o Aragão resolver dar de presente pro São Paulo

  19. Carlos Adriano disse:

    O maior que vi foi SantosX Fluminense de 95, com show de Giovanni, e tb como ja mencionaram o Vasco x Palmeiras que o baixinho arrebentou tb esta na história, gostaria de citar tb o jogo das pedaladas de robinho, foi a melhor final de brasileiro de todos os tempos!!

  20. Giovanni Chantal disse:

    GALO 9 X 2 CRUZEIRINHO!!!HAHAHAHA
    CHORA BICHARADA!!!

  21. Marcelo Bueno Costa disse:

    prezados senhores, o que aconteceu com os programas de esportes da record? o programa do milton neves simplismente acabou sem nem um aviso previo ao telespectador, teremos ou não programa relacionado este ano?

    Milton Neves responde:
    Prezado Marcelo, obrigado de coração, mas agora estou na Band e o Terceiro Tempo estréia neste domingo dia 20 às 21:30 horas, viu? E conto com você!

  22. Antonio Amador dos Santos Rodrigues disse:

    Milton

    Parabens por mais esse tesouro de vida que vc recebeu hoje..
    Ja tenho 4.. é muito gratificante para a nossa vida..

    Felicidades a vocês. Não poderia deixar de cumprimenta-los..sua familia esta de parabens.

    Antonio Amador

    Milton Neves responde:
    A netinha? Valeu, amador, Deus te pague e até dia 20, viu?
    Abraços.

  23. Helio M disse:

    Milton pergunte ao Pelé se ele se lembra desses jogadores.
    ´Bataglia-Parada-China-[ele] Pelé-Parobé

    tb Milton qdo do inicio de carreira do Pelé havia um jogador chamado Jair da Rosa Pinto q lançava bolas de 40 jardas no peito do Pelé.
    Gostaria de ver sua resposta e a do Pelé
    ps.seleção brasieira de futebol de militares cujo técnico foi Cap.Mauricio Cardoso 1.958 e eu fui goleiro.obrigado Helio

    Milton Neves responde:
    Sim, prezado Hélio, e a foto desse ataque está em Bataglia, Parada, Pelé e Parobé em “Que fim levou?” de meu site http://www.miltonneves.com.br. Valeu?
    Abraços.

  24. Venilton Santos Nicocelli disse:

    Sr Milton Neves

    Eu como um bom sãopaulino e fã da Band desde o tempo em que morava no interior, ouvindo a rádio, pois só vim ver televisão nos anos 70, até então era o Fiori o meu locutor preferido, pois era na rádio que tinhamos as informações sobre tudo aquilo que estava acontecendo no futebol. Mesmo o Fiori sendo um palmeirense convicto ele não deixava de falar de todos os times, e por isso estou ficando bravo com a TV Band, pois conseguiram colocar um monte de corintiano lá e o programa da Renata Fan que tem a duração de uma hora aqui em Curitiba, metade dele ela fala do corinthians e ainda pede os comentários dos corintianos Dr Osmar e o Neto, só falta trazer o Juarez Soares dai o time fica completo, Espero que com a sua estréia na Band, mude o modo de fazer esporte, porque o futebol não se resume no Conrinthians, caso não aconteça a mudança que espero, terei que trocar de canal depois de uma fidelidade de quase 50 anos, pois já estou perto dos 53. Vamos falar de todos pois
    cada time tem que ter o espaço que merece.
    Abraços e espero mudança
    Venilton Santos Nicocelli
    Curitiba PR.

    Milton Neves responde:
    Calma, Venilton, meu Terceiro Tempo estréia dia 20 e será futebol nacional, viu?
    Abraços, curitibano.

  25. Pedro disse:

    continuamos na campanha para que nenhum cruzeirense assista o programa terceiro tempo do sr. milton neves nas noites de domingo na tv record. além de se dizer torcedor do gaylo, tenta ganhar audiência com suas galhofas e mentiras sobre o cruzeiro! não precisamos dele! não precisamos do programa dele! no mesmo dia temos vários outros programas esportivos de qualidade e realmente profissionais. o cruzeiro se faz pelas suas conquistas! pelas suas glórias! não precisamos nem queremos alguém da mídia tentando mostrar algo que não somos! somos o maior time de minas! a maior torcida de minas! nao foi nada proficional.

    Milton Neves responde:
    Ôpa, Pedro, calma que vocês ficarão contentes no Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão a partir do dia 20 à noite, viu?
    Abraços.

  26. Marcelo Souza disse:

    Milton,

    Como será a transmissão do jogo do cap a partir da exigência de grana?

    Será tipo aquela piada do narrador portugues? ( acho que atleticano mesmo)

    lavai lavai lavai, lavem,lavemlavem, lavai, lavem, lavalavailavailavaiiiiiiiiiiiiiiiiii, na trave, lavemlavemlavemmmmmmmmm, escanteio.

    Ou seria assim

    Bola com rogerio que levanta para o meio de campo corta de cabeça o zagueiro piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii do piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, que passa para piiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, que avança pela meia direita chuta, escanteio para o piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

    Esse é o capiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Espero que as vozes da imprensa não se curvem diante de tamanha idiotice, ou então que passem a cobrar para falar do piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

    abraço

    Marcelo

    Milton Neves responde:
    Ah, Marcelo, essa foi boaaaa… Ahahahah…
    Abraços.

  27. Paulo Ronaldo Vitorino disse:

    CARO MILTON NEVES, COMO JÁ SOU UM VETERANO EM FUTEBOL, CONHECI E OUVI OS GRANDES LOCUTORES E NARRADORES ESPORTIVOS DO RÁDIO E TV. SAUDADES DO JOSÉ GERALDO DE ALMEIDA, OSMAR SANTOS E HOJE SOMOS OBRIGADOS A OUVIR GALVÃO BUENO, QUE MAIS COMENTA BOBAGEM JUNTO COM FALCÃO DO QUE TRANSMITI O JOGO, CLEBER MACHADO, PARECE QUE É SURDO PORQUE SÓ BERRA, NÃO EXISTE UM LOCUTOR AGRADÁVEL NA GLOBO, INFELIZMENTE SOMO OBRIGADOS A OUVIR PORQUE A GLOBO MONOPOLIZA AS TRANSMISSÕES . NA RÁDIO DÁ SAUDADES DO WALDIR AMARAL. JORGE CURY, CELSO GARCIA, ODUVALDO COZZI, DOALCEI BUENO DE CAMARGO, ORLANDO BATISTA E MUITOS OUTROS. NA EPOCA ATUAL SALVA O GAROTINHO DA GLOBO RJ. SINTO FALTA DE UM BOM PROGRAMA ESPORTIVO NA TV, AQUELE PROGRAMA QUE REALMENTE QUEM COMENTAVA ERA ESPECIALISTA EM FUTEBOL, ERA O VERDADEIRO COMENTARISTA COMO EXEMPLO: LUIZ MENDES E SÉRGIO NORONHA.NÃO TINHA EX-JOGADORES, EX-JUIZ DE FUTEBOL PARA COMENTAR FUTEBOL (ARBITRAGEM, TUDO BEM), MÉDICO ANALISANDO FUTEBOL, MULHERES QUE SÓ FALAM ABOBRINHAS E FAZ CHARME NA TV. NAQUELE TEMPO HAVIA A PARTICIPAÇÃO DE CHEFES DE TORCIDA, ENFIM ERA UM PROGRAMA QUE DAVA GOSTO DE SE VER, HOJE NÃO,SÃO CHATOS. VOU SER SINCERO, QUANDO O SEU PROGRAMA SAIU DO AR DA RECORD, NÃO FEZ FALTA NENHUMA, SABE POR QUE? PORQUE NÃO ERA UM PROGRAMA ESPORTIVO, ERA UM PROGRAMA HUMORÍSTICO SEM GRAÇA, PIOR QUE CACETA E PLANETA, VOCÊ COM PIADAS SEM GRAÇA, ERA UMA TREMENDA PALHAÇADA(DESCULPE-ME O TERMO USADO) MAS ERA ISSO SIM. NÃO SENTIMOS FALTA NENHUMA. PARA MINHA TRISTEZA FIQUEI SABENDO QUE VAI ESTREIAR NA BANDEIRANTE. PERGUNTO: VAI SER UM PROGRAMA ESPORTIVO OU CONTINUARÁ A SER UMA COMÉDIA SEM GRAÇA?
    VAI FALAR SÓ DO FUTEBOL DE SÃO PAULO E EXCLUIR O FUTEBOL DO RJ? VAI FICAR O TEMPO TODO SÓ FALANDO DO CORINTHIANS? VOU FAZER O SACRIFICIO DE ASSISTIR O PRIMEIRO PROGRAMA, SERÁ QUE VOU CONSEGUIR VER ATÉ O FINAL? SÓ ESPERAR PARA TIRAR A PROVA DOS NOVE.
    DESCULPE-ME PELA SINCERIDADE, SOU DO TEMPO QUE FUTEBOL ERA TRATDO DE COISA SÉRIA E NÃO CÔMICA.
    ABRAÇOS.
    PAULO RONALDO VITORINO
    SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
    Mereço uma resposta?
    prvitorino48@hotmail.com

    Milton Neves responde:
    Prezado Paulo, respeito em 100%, mas creia: só eu fiquei no ar por 6.5 anos em relação à grade de 2001. Portanto, não decepcionei e pelo contrário: a Record foi maravilhosa e minha ida para a Band foi em belo e amigável acordo com a direção. E, se quiser, peço me ver na Band.
    Abraços.

  28. Antonio Amador dos Santos Rodrigues disse:

    Bom dia Miltão

    Olha só a intimidade.. Aguardo com bastante expectativa de que isso aconteça..

    Um abraço do mais novo membro do clube dos ” Miltistas juramentado “.. posso considerar assim ?

    Antonio Amador

    Milton Neves responde:
    No próximo você já está convidado para a festa, viu, Amador?
    Abraços.

  29. Almir Buzo disse:

    VALEUUUUUUUUUU,MILTON GOSTARIA DE SABER SE VAI TER PLATÉIA GOSTARIA DE PARTICIPAR AO VIVO SE TIVER COMO FAÇO PARA ME CADASTRAR.
    UM ABRAÇO.
    ALMIR BUZO

    Resposta MN: Almir, ainda não está definido se terá platéia, viu?

  30. ROBERTO CERIANI MARINO disse:

    Tudo bem Miltão ?

    O maior clássico foi
    Corinthians 4 x 3 Palmeiras em 1969 ou 1970 em uma virada histórica do Timão que perdia por 2×0 , empatou, o Palmeiras fez 3×2 e o Timão virou bonito pra cima dos porquinhos com Tião , Rivellino , Adão , Adãozinho terminando em 4×3.

    Abraços Miltão !

    Roberto Marino.

  31. PÉ DE BOMBA disse:

    No 3º gol do Cruzeiro, ! ] do Joãozinho…FOI INVENTADA A PEDALADA, REPAREM…E EM CIMA DO FIGUERÔA, JUNTO COM O GAMARRA, O PASSARELA E O LUISINHO O MAIOR BEQUE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL!

    Nesse jogo, o melhor jamais jogado pelo Joãozinho, tem um lance que o Cláudi, já cansado dos olés tomados foi junto com o Figueroa (na cobertura) prá cima do Joãozinho na intermediária…E O QUE ELE FEZ? Deu um chapeuzão NOS DOIS!!! LEVANTANDO A BOLA PELO CALCANHAR (NA VERDADE DEU CH´PÉU EM 3: NO CLÁUDIO, NO FIGUEROA E NELE MESMO!!!)…A GALERA FOI AO DELÍRIO!

    Mirtão, outro jogaço foi o Cruzeiro 2×1 São Paulo, na final da Copa do Brasil 2000…olha o vídeo!
    http://www.youtube.com/watch?v=N7V5WmBc18w

    E os do Palmeiras da época do Filipão e do Euler (contra Cruzeiro, Flamengo, Vasco, etc)

  32. luis fernando disse:

    pra mim o maior jogo brasil, 2a0 no uruguai 2 do romario o maior atacante que ja exestiu no futebol mundial,como maior comentarista de futebol e nilton neves e que bom ele voltou para band, agora nao preciso dormir cedo

  33. Celso disse:

    O maior jogo da história do Mineirão, eu considero
    Cruzeiro 4 x 0 Atlético MG, em menos de 20 min, o ataque Cruzeirense, comandado por Seixas, Carlinhos Sabiá e Tostão II, liquidou o Atlético MG… Carlinhos fez 2, Tostão 1 e Seixas selou a goleada com um golaço, dia 05/12/84…

  34. adilson disse:

    Esqueci o ano -1978

  35. adilson disse:

    Omaior jogo da história, foi, semdúvida nenhuma um empate de 1 x 1 entre a 8ªA contra a7ªC QUANDO, GOLEIRO que fui, DEFENDI UM PENALTY DE FORMA MAGISTRAL, LEVANDO AQUELE CANECO PARA A 7ªC.
    Durante um mês o colégio todo só falava na defesa monumental que fiz.
    Essa foi boa!!

  36. Hugo Botelho disse:

    Muito difícil definir.Este Cruzeiro 5×4 Internacional foi fantástico e a primeira vez que fui ao Mineirão.Com 07 anos assisti da geral no ombro de um irmão.Flamengo 3×2 Atlético na final do Campeonato Brasileiro também foi de arrebentar.
    Agora a final entre São Paulo e Guarani em Campinas,1986,pra mim,foi o melhor jogo que já vi.Um jogo com virada até na disputa de penaltis.
    Não posso me esquecer de 1985,ano em que o Fabril foi campeão da segundona em Minas e venceu a Olímpica na casa dela. O jogo foi 1×0,gol de Santos,que havia sido mandado embora da Olímpica. Invadimos os estádio deles e erámos mais de 300 torcedores do alvi-negro. Foi demais.
    Calma gente…foi só pra descontrair!!!!!

  37. Herbert Vicente Bastos disse:

    Olá, Milton, tudo bem?
    Eu não havia nascido ainda quando do jogo Santos 7 X 6 Palmeiras, mas ouvi histórias de um tio, mineiro de Guaranésia, já falecido, sobre o jogo. Pena que não tenha nenhuma imagem gravada. Deve ter sido sensacional para os amantes do futebol na época.
    Agora, Cruzeiro 5 X 4 Internacional, eu acompanhei ao vivo pela TV (acho que era a Cultura) e pela Rádio Bandeirantes, radinho de pilhas colado ao ouvido. Narração, se não me engano, de Enio Rodrigues e comentários de J. Hawilla. Meu pai, também mineiro de Guaranésia e torcedor do Cruzeiro, vibrava muito. Foi sensacional. Grande jogo. Por isso fico com este.

    Grande abraço
    Herbert Vicente Bastos
    44 anos – Palmeirense
    Parque Novo Mundo- SP

  38. Rosquinha espanada - SPFC disse:

    Ai meu cabeçudo preferido, um jogo que ainda não me saiu a cabeça é o último contra o Palmeiras. Aqueles 4 x 1 me custaram muito caro: espanei a rosca e perdí meu namorado Paulinho. Infelizmente é o jogo que está FRESQUINHO na minha memória.

    Beijos, mister Muzambinho.

  39. Juan disse:

    CORINTHIANS 7 X 1 SANTOS
    Dia 6 de novembro de 2005. Simplesmente Inesquecível ! Um “show” de Carlitos Tevez.